Site da UFRJ, conversa com pessoas e Jornal da UFRJ. São essas as três fontes de informação para notícias da universidade mais assinaladas na pesquisa realizada entre o período de 11 a 15 e 18 a 22 de setembro de 2006 pelo Núcleo de Pesquisa e Opinião da UFRJ. ">Site da UFRJ, conversa com pessoas e Jornal da UFRJ. São essas as três fontes de informação para notícias da universidade mais assinaladas na pesquisa realizada entre o período de 11 a 15 e 18 a 22 de setembro de 2006 pelo Núcleo de Pesquisa e Opinião da UFRJ. ">

Pesquisa destaca Site e Jornal como fontes de informação sobre a UFRJ

Site da UFRJ, conversa com pessoas e Jornal da UFRJ. São essas as três fontes de informação para notícias da universidade mais assinaladas na pesquisa realizada entre o período de 11 a 15 e 18 a 22 de setembro de 2006 pelo Núcleo de Pesquisa e Opinião da UFRJ. Coordenada pelos professores do Instituto de Matemática Milton Flores, Virginia Affalo e Tereza Benezath; da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Geraldo Nunes e Vitor Iório e do IFCS, professora Maria Conceição Góes, a pesquisa abrangeu um universo de 3.731 pessoas, sendo 576 técnico-administrativos (15,44% do total do segmento), 371 docentes (9,94%), 446 alunos pós-graduandos (11,95%) e 2.337 alunos de graduação (62,64%). Respostas a um questionário preenchido sem qualquer interferência dos entrevistadores permitiram tratar de temas relacionados à leitura, à informação de mídia em geral, a preferências de lazer e de questões de interesse da UFRJ, como modelos de acesso, critérios de cotas, conhecimento de seu patrimônio cultural e veículos de divulgação em geral.

Perfil dos entrevistados

Alguns indicadores podem ser extraídos da composição da amostra da pesquisa. Por exemplo, cerca de 73,3% dos professores e 61,9% dos técnico-administrativos têm até 20 anos de serviço. Quanto à formação, vemos que a maioria dos docentes tem Doutorado (48,3%), seguido de Mestrado com 35,9% e Pos-doutorado com 13,8%. Os técnicos-administrativos têm, na sua maior parcela, o ensino Médio (43%), seguido do ensino Superior, com 36,5% dos entrevistados. Entre os alunos de graduação, 88,1% estão na faixa de até 4 anos de estudo, sendo a maioria oriunda de escola particular, totalizando 62%.

Se levada em conta as faixas de renda familiar dos entrevistados, 1248 situam-se entre R$ 2500,00 a R$ 5000,00, equivalente a 33,45% do total da amostra. Chamou a atenção dos pesquisadores o fato de que 14,1% das famílias dos alunos de pós-graduação e 16,4% dos dos de graduação terem renda familiar declarada na faixa de R$ 500,00 a R4 1499,00.

Informação: De onde vem?

Este é o título da pesquisa desenvolvida pelo Núcleo, que tem como objetivo apontar os canais de informação da preferência da comunidade universitária. Após análise detalhada dos resultados coletados, foi possível observar que, para notícias da universidade, o site da UFRJ foi apontado como preferência por 60,09% dos entrevistados. Ele vem seguido por “conversas com pessoas”, com 54,92% da preferência. Em terceiro lugar, registra-se o Jornal da UFRJ, com 21,76%. Isto é particularmente importante, quando a retomada da periodicidade das publicações institucionais, sejam impressas ou virtuais, e a revitalização de seu planejamento editorial passa a fazer parte de uma política de comunicação mais estruturada pela Reitoria. As publicações sindicais – Jornal do SINTUFRJ e Jornal da ADUFRJ- aparecem, respectivamente, na quarta (20,77%) e quinta (13,40%) colocações.

Separados por categoria, observa-se que os professores usam o site e o jornal da ADUFRJ, os técnicos-administrativos usam o Jornal do SINTUFRJ e os alunos usam preferencialmente o site como fonte de notícias.

Algumas pistas valiosas podem ser identificadas quando nos detemos nas respostas referentes aos temas de maior apreço segundo os segmentos pesquisados. Para os professores e alunos de pós-graduação, a preferência recai em Ciência, seguido de Cultura e Lazer, e Cotidiano. Para os técnicos-administrativos, assuntos vinculados a Cultura e Lazer vêm em primeiro e, após, Cotidiano e Ciência. Para os alunos de Graduação, mantém-se a preferência por Cultura e Lazer, seguida agora por Ciência e Cotidiano.

Ao se indagar a esses mesmos segmentos representados na pesquisa “Como você se considera informado?”, constata-se que os alunos de graduação e os técnicos-administrativos atingem percentagens respectivas de 7,9% e 6,4% de “Pouco Informados”, enquanto predomina o sentimento de “Razoavelmente” em todas as categorias.