Mostra Mais 2007 apresenta talentos de Direção Teatral

A Mostra Mais 2007, festival de peças montadas por estudantes do sétimo período de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO), estreou na última segunda-feira (2) e até o dia 13 de julho apresentará dez espetáculos com dupla apresentação cada. O festival é uma maneira que docentes e discentes da faculdade têm de mostrar os processos nos quais os alunos exploram as coordenadas de tempo e espaço cênicos, provando a qualidade do que é produzido no curso à sociedade e à comunidade acadêmica, que muitas vezes o desconhece.

Para Carmem Gadelha, coordenadora de Direção Teatral, uma das propostas da mostra é aprofundar os laços de cooperação com outras unidades da UFRJ. “Estão conosco nesse projeto a Casa da Ciência; os cursos de Cenografia e Indumentária, da Escola de Belas Artes; Produção Editorial, Jornalismo e Rádio e TV, da ECO”, enumerou.

Apesar de as peças serem dirigidas por estudantes do sétimo período, a Mostra Mais conta com a participação de alunos de todo o curso. Eles se envolvem no festival trabalhando nos espetáculos com iluminação, figurino, trilha sonora, sonoplastia e assistência de direção. A produção de todo o evento também é composta por alunos de períodos diversos. Luiz Paulo Barreto, do terceiro período, é junto com mais oito colegas produtor da mostra. Luiz Paulo considera sua participação uma boa experiência profissional e acredita que o festival coloca em evidência a produção do curso de Direção Teatral. “Nós andamos pelo campus para divulgar e percebemos que muita gente desconhece o que é produzido aqui, tem gente que nem sabe que Direção Teatral é na Praia Vermelha, mas nosso trabalho visa mudar essa realidade a partir da divulgação da mostra”, comentou o estudante que está feliz com o público que já lotou as primeiras peças.

O reconhecimento acadêmico é mais um passo para a melhoria do espaço do curso de Direção Teatral que conquistou uma sala da ECO para exibição de espetáculos, conhecida agora como Vianinha, em homenagem ao dramaturgo Oduvaldo Viana Filho “Ainda não é o ideal, mas já temos um espaço nosso, agora lutamos para aprimorá-lo e para conquistarmos mais espaço com a construção do galpão em frente a ECO”, disse Luiz Paulo. A Mostra Mais é realizada na Escola de Comunicação, localizada na Av. Pasteur, 250.

Confira a programação:

2 e 3 de julho, às 18 horas – Espaço Vianinha, sala 136
Salomé, de Oscar Wilde e Theo Fellows com adaptação do Grupo Ruína
Direção: Nathália Caetano

2 e 3 de julho, às 20 horas – Espaço Vianinha, sala 136
Orfeu angoma Orfeu, de Theo Fellows
Direção: Aline França

4 e 5 de julho, às 18 horas – Espaço Vianinha, sala 136
O beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues
Direção: Dulce Penna

4 e 5 de julho, às 20 horas – Espaço Vianinha, sala 136
Quase para sempre…, de Bosco Brasil
Direção: Luciana Brumm

6 e 9 de julho, às 18 horas – sala 119
Casualmente de negro, inspirado na obra Diálogo através da carne, de Diogo Liberano.
Direção: Débora Lira

6 e 9 de julho, às 20 horas – Espaço Vianinha, sala 136