CUCA da UNE vai premiar projetos de curta-metragem

Celebrando os 70 anos da entidade, o concurso pretende resgatar histórias do movimento estudantil brasileiro. Serão cinco vencedores, que dividirão o prêmio de R$ 7.500.

Após uma Bienal que bateu recorde de inscrições de trabalhos e público, o Circuito Universitário de Cultura de Arte, o CUCA da UNE, fortalecido e revigorado, lança agora um instrumento para apoiar os jovens cineastas. Trata-se do Prêmio Curta CUCA, concurso que vai premiar cinco produções cinematográficas de estudantes universitários, que tenham no tema o movimento estudantil e trabalhe histórias da região do concorrente. Cada vencedor leva na faixa R$ 1.500, totalizando R$ 7.500 em premiação.

Os projetos serão analisados por comissões regionais, escolhidas pela comissão organizadora do festival. Serão levadas em consideração a fidelidade ao tema, a originalidade do recorte abordado e também critérios de linguagem.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da UNE ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes das universidades e enviar o DVD juntamente com a documentação solicitada no edital para a sede da UNE em São Paulo. O prazo vai de 1º de março até 1º de junho. Vale lembrar que só serão aceitos curtas de até 18 minutos.

O resultado da seleção regional estará disponível ainda em junho. A lista com os cinco trabalhos vencedores será divulgada em agosto, no EstudanteNet.

De acordo com a diretora do CUCA e uma das organizadoras do prêmio, Alessandra Stropp, é obrigatório que o tema movimento estudantil esteja presente nos filmes. "Pode ser como pano de fundo ou como parte central do curta, valendo ficção e documentário. É importante lembrar que os trabalhos devem retratar o movimento estudantil de seu estado. Não serão aceitas produções baianas, por exemplo, que contem a história dos estudantes do Rio de Janeiro", alerta.

Segundo o coordenador-geral do CUCA, Tiago Alves, esta é uma iniciativa inédita da UNE, que pela primeira vez lança o edital de um concurso que vai premiar os estudantes em dinheiro. "A gente sabe que muitas vezes os jovens cineastas encontram imensas dificuldades financeiras para produzir um filme. Então, essa é uma oportunidade para que os universitários possam investir em suas produções", avalia.

O tema deste concurso é um grande atrativo. A comemoração dos 70 anos da UNE é um estímulo para que os universitários descubram novas histórias sobre o movimento estudantil, que tragam as telas a luta atual dos estudantes. Queremos ver o que há de novo no movimento estudantil, em uma linguagem criativa e inovadora, marcas do cinema produzido pela juventude", incentiva.

Os trabalhos também serão lançados simultaneamente nas sedes do CUCA em cada estado e distribuídos pela rede do movimento estudantil (DCEs e DAs) e do CUCA.

Consulte o edital e faça inscrição no site www.une.org.br.