Um dia dedicado às mulheres no CT

A Decania do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ) ofereceu, na última quinta-feira (dia 8), uma série de atividades voltadas para o público feminino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A comemoração teve início às 9h, e se estendeu por toda a tarde, entre o hall de entrada do CT, mezanino e salão nobre.

O CT lembrou o Dia por meio de discussões e apresentações artísticas envolvendo o universo feminino. O professor Walter Issamu Suemitsu, decano do Centro, afirmou a presença significativa das mulheres na instituição: "é importante comemorar esta data aqui no Centro de Tecnologia, que abriga mulheres brilhantes".

O evento "Celebrando a Mulher" contou com exposições de quadros, stands de divulgação, painéis de discussão sobre a violência contra a mulher, apresentação de danças, entre outros. Dentre os presentes, podemos destacar o Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PROERD/PMERJ) e o Centro de Referências de Mulheres da Maré (CRMM).

Painéis

Na primeira sessão do painel "Diga Não à violência contra a mulher", compuseram a mesa de apresentação a doutora Aparecida Moraes, do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG); a professora Lilia Pougy, da Escola de Serviço Social (ESS); a professora Eliana Amorim, do Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM), e a professora Marisa Palácios, do Instituto de Estudos da Saúde Coletiva (IESC).

Durante a exposição do primeiro painel, elas abordaram temáticas como a violência no trabalho, os diversos tipos de assédio, crimes sexuais, entre outros. A professora Aparecida, por exemplo, apresentou uma série de dados estatísticos de uma pesquisa do NESEG, que estudou os crimes sexuais no estado do Rio de Janeiro, os quais incluem estupro e atentado violento ao pudor (AVP).

Ao falar de violência no trabalho, a professora Marisa atentou para o assédio moral, definido como "intimidação, humilhação, desqualificação, de forma persistente, em seu local de trabalho". Segundo ela, esse tipo de assédio acaba se tornando invisível, uma vez que muitas mulheres preferem não registrar os casos de agressão moral, e isso precisa mudar.

O painel multifacetado "Diga Não à Violência Contra a Mulher" deu continuidade ao, no período da tarde, com a participação dos expositores Carlos Alberto Costa dos Santos, médico da Divisão de Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Pessoal (DVST/PR4/UFRJ); Ciomara Santos, diretora do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro; Maria do Carmo Borges de Souza, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Ciência e Saúde da UFRJ (CCS/UFRJ) e Tânia Loos, capitã da Polícia Militar e coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

Chamando a atenção para a importância da legislação em amparar a mulher, Ciomara Santos apresentou a Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e proibir a violência doméstica e familiar. "Através desta Lei, a violência contra mulher passa a ser considerada como uma violação dos Direitos Humanos e não apenas como um crime de menor potencial ofensivo", afirmou a diretora completando que o dia 8 de março não deve representar apenas uma homenagem às mulheres, mas sim, uma homenagem à história de lutas e conquistas.

Neste dia, não apenas questões de violência foram trazidas à discussão, mas também – e, principalmente, no segundo painel – questões atuais do universo feminino.

O doutor Carlos Alberto expôs os métodos de prevenção ao câncer de mama, que – além dos auto-exames e acompanhamentos médicos – podem ser realizados através de uma alimentação saudável. Maria do Carmo explicou conceitos como infertilidade e reprodução assistida, evidenciando os problemas e as ações que devem ser tomadas em tais casos.

Tânia Loos falou sobre a importância da mulher na prevenção ao consumo de drogas, principalmente pelos jovens. Ela colocou a educação como solução para o combate às drogas. "Educar é a resposta; devemos ter Polícia Militar, escola e, principalmente, família, aliadas contra este mal" – destacou.

Homenagens

Além das discussões e da exposição de pinturas feitas por mulheres, houve um momento de homenagem a personalidades femininas, do CT e da UFRJ, de destaque na carreira universitária como Sylvia Vargas, vice-reitora da UFRJ; professora Eloisa Mano, fundadora do Instituto de Macromoléculas da universidade (IMA/UFRJ); Vera Lúcia de Oliveira, chefe da Biblioteca Central do CT e funcionária mais antiga da Decania, entre outras.

O evento foi encerrado com a apresentação do grupo de dança cigana da terceira idade, "Alegria de Viver", do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ); e da Oficina de Dança do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (SINTUFRJ).

Confira, abaixo, a lista completa com as mulheres homenageadas pelo CT:

Vice Reitora
Profa. Sylvia da Silveira de Mello Vargas

Escola de Química
Profa. Belkis Valdman – Vice-decana do Centro de Tecnologia
(Professora mais antiga da Escola de Química)

IMA
Profa. Eloisa Biasotto Mano (Fundadora do Instituto de Macromoléculas Eloísa Mano)

COPPE
Professora Angela Maria Cohen Uller – Diretora da COPPE  (Única diretora de unidade na atualidade no CT)

Escola Politécnica
Professora Vergínia Reis Crispim – Dept. Energia Nuclear  – Escola Politécnica (Professora mais antiga da Escola Politécnica)