IQ mostra pesquisa a calouros

Nos próximos dias 13 e 14 de março, sempre das 10 às 14 horas, os calouros do Instituto de Química e também os demais alunos da Graduação – aproximadamente 300, no total – e Pós-Graduação, terão a chance de saber, com detalhes, do que tratam os laboratórios do IQ e seus pesquisadores: nestes dois dias poderão assistir ao evento, “O IQ mostra a sua cara” que, nesta sua primeira versão, contará com painéis dos diferentes laboratórios expostos no sexto andar do bloco A, prédio do CT. No primeiro dia, às 14 horas, os seis coordenadores dos Programas de PG apresentarão as várias linhas de pesquisa existentes nos seus respectivos laboratórios. Tal iniciativa tem como tema, “Uma visão geral do Instituto de Química”.

Para a Diretora-Adjunta de PG, Profa. Graciela Arbilla de Klachquin, esta será, sem dúvida, uma boa oportunidade para o aluno conhecer o que se faz em Química, na medida em que os assuntos ali discutidos são de grande importância e tratam da Ciência do século XXI. “Dali para diante, se desejar fazer pesquisa, este aluno saberá escolher de forma mais consciente, pois já conhecerá de antemão o que o pesquisador trata no seu laboratório, não precisando mais bater à porta inutilmente”, explica ela. Todo calouro, admite a Profa. Graciela, tem uma idéia limitada do que seja a sua futura profissão.

No dia 14, às 10 horas, a apresentação ficará a cargo de três professores, ex-alunos da Graduação e da Pós-Graduação do Instituto de Química, e de três pós-graduandos, também ex-alunos da Graduação do Instituto. Eles abordarão sua formação sob dois pontos de vista: “A PG vista pelos professores ex-alunos”, e “A PG vista pelos seus alunos de PG, ex-alunos de Graduação”. Caso obtiver boa receptividade junto aos alunos, o projeto “O IQ mostra a sua cara” vai se repetir nos próximos anos.

Esta é uma das novidades da Pós, em 2007. A outra, refere-se à forma de seleção dos alunos aos cursos de Mestrado e Doutorado. Para este ano, o Instituto de Química realizou, pela primeira vez, sua seleção a partir de um único edital e uma única norma, comum aos seis Programas (Química Orgânica, Bioquímica, Físico-Química, Química Inorgânica, Ciência de Alimentos e Química Analítica). Apenas as provas específicas de cada área, ou de cada Programa, realizaram-se em dias distintos.