Panorama de Dança 2006 apresentará os Novíssimos da UFRJ

Um dos principais eventos da dança contemporânea do mundo, o festival Panorama de Dança trará mais uma vez o consagrado projeto Novíssimos, voltado para o trabalho realizado por universitários. O objetivo do projeto é fomentar a produção de jovens criadores em dança contemporânea.  Este ano, o projeto terá parceria com três cursos de graduação em dança do Rio de Janeiro, dentre eles o da UFRJ. O Novíssimos acontecerá na Caixa Cultural/Teatro Nelson Rodrigues, dia 19 de novembro, às 17h.
O projeto Novíssimos surgiu em 1998 pela iniciativa do crítico de dança Roberto Pereira, curador do Panorama na época, e desde o início tem dado chance aos novos talentos de mostrarem seus experimentos. Em sua 9º edição apresentará uma maratona com nove trabalhos inéditos de coreógrafos do Rio. Uma mostra de investigação e experimentação que resgata uma das primordiais funções do Panorama: revelar talentos, fomentar a pesquisa, abrir espaço para os novos.
Os trabalhos foram selecionados a partir da Mostra Coreográfica do I Encontro dos cursos de Graduação em dança do Rio de Janeiro. O encontro discutiu a atual formação universitária dos profissionais de dança, professores, intérpretes e coreógrafos, em torno do tema Diálogos e Identidade Política na Dança.
A UFRJ teve três trabalhos selecionados: “Sobre desejos e desfeitos”, interpretado e coreografado por Gimena Melo e orientado por Patricia Pereira, fala sobre a relação entre “desejos e desfeitos”, como se lida com essa dialética e o que resta no fim, em referência a produção da bailarina Doris Humphrey; “A cor do meu silêncio: ébano em lilás”, interpretado e coreografado por Pedro Vitor Rodrigues e orientado por Lígia Tourinho trata de quando o corpo habita o silêncio e o gesto se torna essência ontológica ao desvelar a dança como substância poética da linguagem do indizível; “Crio eu?”, interpretado e coreografado por Luciana Carnout e orientado por Marina Martins e Ligia Tourinho questiona a existência de regras para se chegar a uma composição coreográfica, a partir desse e de outros questionamentos, este solo se propõe a uma reflexão sobre o(s) processo(s) de criação da intérprete-criadora, sob seu próprio olhar.
A curadoria de Novíssimos é assinada pelos professores universitários Katya Gualter (UFRJ), Angel Vianna (Faculdade Angel Vianna), Roberto Pereira (UniverCidade) e Leonel Brum (Encontros dos Cursos de Graduação em Dança do Rio de Janeiro).