Drama só em cena

“Tragédia de Margarida” é uma encenação da primeira parte de Fausto, texto de Goethe, considerado uma das obras-primas do teatro ocidental. Depois de rejuvenescer 30 anos, por efeito da bruxaria de uma poção mágica, Fausto deseja experimentar o amor em toda a sua plenitude. Do encontro com Margarida – representação suprema da beleza feminina, da humildade campesina e da pureza espiritual – eclode o amor entre dois seres de universos diametralmente opostos, que redundará num desfecho trágico. Esta encenação lança o seu olhar sobre a imagem moderna do feminino após o romantismo e dialoga com aspectos contemporâneos da linguagem teatral e do exercício amoroso.

O desfecho na vida real foi totalmente oposto ao desfecho trágico do espetáculo. A peça, realizada pelos alunos do Curso de Direçao Teatral da ECO/UFRJ sob a orientação da professora Carmem Gadelha, fez sua estréia em dezembro de 2005 na Sala Anísio Teixeira (Campus Praia Vermelha) e acaba de voltar da sua primeira participação em um festival de teatro. O grupo viajou até a cidade de Guarapuava (Paraná) para participar da XVI edição do Festival Nacional de Teatro da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Feteco). Dos 10 prêmios oferecidos pelo festival, o grupo trouxe cinco troféus: Melhor Direção para Claudio Volkart; Melhor Iluminação para Chayanna Ferreira; Melhor Atriz para Aline Gibson; Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Zarur e Melhor Ator Coadjuvante para Claudio Serra. Além disso, a peça  foi indicada nas categorias Melhor Cenário, Melhor Figurino e Melhor Espetáculo.

UFRJ com muito orgulho

Todos os participantes são estudantes da UFRJ. Claudio Volkart é aluno do curso de Direção Teatral; Chayanna e Juliana, que estão entre os premiados, já são formadas no mesmo curso; Claudio Serra, que além de atuar, criou os figurinos da peça, é formado em Artes Cênicas (Indumentária) pela EBA; Thiago Rocha, que criou a trilha sonora, é aluno do mestrado em Geografia no CCMN.  “Tragédia de Margarida” utiliza como texto a tradução inédita de Elisa Ramalho Ortigão, realizada especialmente para esta montagem. O processo de construção do texto da peça fará parte da dissertação de mestrado de Elisa que também é estudante da Faculdade de Letras da UFRJ.

Após a participação no Feteco, decidiu-se oficializar o grupo com o nome de “Teatro do Acúmulo”, embora essa não tenha sido a primeira vez que eles tenham trabalhado juntos. Na montagem anterior, na disciplina Direção 5, eles encenaram Yerma, texto de García Lorca, e conquistaram, em 2003, o Prêmio Joaquim Gomes de Souza, como melhor trabalho na Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural daquele ano.