Cabo Frio acolhe UFRJ Mar pela segunda vez

A cidade de Cabo Frio, pelo segundo ano consecutivo, irá sediar o festival UFRJ Mar, que está em sua 7° edição. Este ano, os organizadores do evento prevêem a participação de mais 60 mil pessoas, o dobro de participantes na última edição. O festival terá início na próxima segunda-feira, dia 8.

agencia2534T.jpgNo próximo dia 8 de maio, terá início, na Cidade de Cabo Frio a 7° edição do UFRJ Mar. Este ano, a expectativa é que sejam atendidas pelo evento mais de 60 mil pessoas. Praticamente o dobro do número do último Festival, afirmou Jonatas Peixoto, estudante do curso de Engenharia Naval da UFRJ, responsável pelo planejamento de oficinas do Festival.

São mais de 500 alunos e 100 funcionários e técnicos das diferentes unidades da UFRJ envolvidos no projeto, que levará para o município de Cabo Frio 83 atividades: Serão 24 cursos para professores e gestores da rede escolar e 59 oficinas de caráter participativo, abertas à comunidade.

Pela primeira vez, alunos que participaram das edições anteriores do festival estão a frente da organização do evento sob a orientação do professor de Engenharia Naval, Fernando Amorim, Coordenador do Núcleo Interdisciplinar UFRJ Mar. “Somos 10 alunos, de diferentes cursos da UFRJ, como Pedagogia, Educação Física e Engenharia Naval, na coordenação do evento, e estamos divididos em cinco setores: infra-estrutura, transporte, pólo-curso, pólo-cultural e apoio cultural”, disse Jonatas.

Integração das unidades

Grande parte das unidades da UFRJ está envolvida no 7° Festival UFRJ Mar. “Pela primeira vez, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e o curso de Geografia irão fazer parte de uma das oficinas que irá funcionar em Cabo Frio”, contou Jonatas. As oficinas têm a coordenação dos estudantes, que são orientados por professores.

Histórico dos festivais

Outubro de 2002. O então reitor da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ), Carlos Lessa, no Encontro Baías e Ambientais Costeiros do Rio de Janeiro, teve uma idéia da qual resultou a criação do grupo interdisciplinar UFRJ Mar, com o objetivo de promover uma articulação dos pesquisadores e professores que trabalham com o mar como objeto de ensino e pesquisa.

O primeiro festival ocorreu no mesmo ano, na Ilha Grande, e foi considerado um sucesso. Isso levou o grupo UFRJ Mar e as unidades de ensino da UFRJ envolvidas na realização do evento a promovê-lo anualmente, a partir do modelo implantado na Ilha Grande.

Desde então, o festival UFRJ Mar acontece, levando para as cidades onde é realizado inúmeras atividades de ensino, pesquisa e cultura. Até agora, o festival já aconteceu em quatro cidades diferentes, Ilha Grande, Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, que em 2006 irá abrigar o festival pela segunda vez consecutiva.

7° UFRJ Mar em números

Com o aumento do número de oficinas oferecidas pelo festival, foi preciso modificar a organização e ampliar a estrutura do evento. Abaixo seguem os pólos a serem montados na Cidade de Cabo Frio para o festival. Serão seis pólos de atividades, exatamente o dobro das outras edições do UFRJ Mar, que serão espalhados por seis pontos diferentes do município da Região dos Lagos.

– Pólo 1 (Praia do Forte): oficinas de atividades diversas, estandes de projetos, um estande de exposição sobre energia solar;

– Pólo Praia de Palmeiras: atividades com embarcações e atividades desportivas;

– Pólo Cursos (Escola Municipal Edilson Duarte): concentrará algumas oficinas tradicionais do evento, bem como, os cursos de extensão para professores da rede pública de educação, uma exposição sobre energia trazido de Minas Gerais, atividades culturais e palestras para o público em geral sobre saúde.

-Pólo Marli Capp (Escola Municipal Marli Capp – Tamoios): o ponto mais longe do Festival que levará a este distrito de Cabo Frio uma parte das atividades do Festival como o muro de escalada e a construção naval;

-Pólo Ilha do Japonês: atividades náuticas, atividades sobre meio-ambiente e desportos;

– Pólos Culturais: atividades culturais que acontecerão em diferentes pontos da cidade como o Teatro Municipal de Cabo Frio, a Praça São Cristóvão e a Praça São Benedito.

A programação completa do evento e das atividades culturais estão no site do UFRJ Mar 7º Edição.