Cinema no Hospital Universitário

nananananananana

Nesta quarta-feira, 21/09, às 11h, no auditório Alice Rosa (12º andar) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), irá acontecer à atividade do projeto Forum na Tela – Cinema e Saúde com a exibição do filme O Sétimo Selo, do diretor Ingmar Bergman.

Após a exibição do longa, será realizada palestra com os professores e psiquiatras Sérgio Zhaidaft e João Ferreira, presidente da Comissão de Bioética do HUCFF e Decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), respectivamente.

No filme, de volta das Cruzadas, o cavaleiro Antonius (Max Von Sydow, de O Exorcista) tem dúvidas sobre a existência de Deus. Ao seu redor, encontra apenas sofrimento e destruição. A inquisição e a peste negra devastam sua
terra. Em suas andanças, Antonius encontra a morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Começa, assim, uma das seqüências mais inesquecíveis da história do cinema.

O filme a ser exibido na próxima quarta –feira, 28/09, será O Incrível Exército de Brancaleone, do diretor Mario Monicelli. Após o filme, João Ferreira e Sérgio Zhaidaft voltarão a debater com a platéia.

Em plena Itália do século XI, o cavaleiro Bracaleone(Vittorio Gassman, de O Jantar) – uma espécie de Dom Quixote maltrapilho – forma um exército de quatro miseráveis mortos de fome e parte em direção a um feudo a que julga ter direito. Durante um longo percurso pela Europa da Idade Média, no lombo
de um pangaré de nome Aquilante (referência ao Rocinante de Quixote), ele defronta-se com a peste negra, bruxas e bárbaros de todas as espécies, numa sátira demolidora dos conceitos de honra e coragem sobre os heróis medievais.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no Forum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, telefone 2295-1595, ramais 113 e 117, ou na página www.forum.ufrj.br