Categorias
Memória

Forum vai à Vila

kjikd kjkd

Forum vai à Vila

O Forum de Ciência e Cultura planeja levar em breve suas atividades culturais para a Vila Universitária, que fica na Ilha do Fundão, próximo ao Parque Tecnológico. O programa – “Fórum vai à Vila” – faz parte da filosofia do Forum de voltar sua atenção para professores, funcionários técnico-administrativos e alunos, especialmente aqueles com dificuldade de acesso a bens culturais.

A vocação da entidade sempre foi a de repassar para a sociedade a pesquisa, a ciência e a cultura desenvolvidas pela UFRJ. Mas não se quer que ela funcione simplesmente como uma ponte entre a Academia e o público de fora. “Queremos nos voltar para nosso próprio público”, afirma o coordenador do FCC, prof. Carlos Tannus. Assim, o Fórum deseja chegar cada vez mais perto dessas pessoas com a sua programação de palestras, debates, filmes, apresentações musicais e cênicas.

A ida à Vila Universitária é apenas parte de um pacote de projetos que já começou a ser posto em prática. Como o “Forum vai ao Fundão”, que leva este mês para a Cidade Universitária o “Fórum na Tela – II ciclo de cinema e Saúde”, apresentado também no Palácio Universitário da Praia Vermelha.

O prof. Carlos Tannus e o superintendente administrativo Marcos Maldonado revelam ainda outros projetos do Fórum: o Festival Universitário de Música Popular, por exemplo, deverá acontecer na Sala Cecília Meireles e planeja pôr em competição canções populares compostas por alunos universitários. O “Almoço com Música” levará apresentações de chorinho e MPB ao Salão Dourado, na Praia Vermelha, durante o horário de almoço. Será criado, ainda, um projeto chamado “Câmaras de estudo de políticas públicas”, um pólo permanente de discussão do assunto.

Também está nos planos do Fórum uma segunda edição da Festa Junina realizada no ano passado. Foi um enorme sucesso, ao atrair quatro mil pessoas em cada um dos dois dias de evento. A festa contou com uma parceria entre o FCC e os Centros Acadêmicos dos cursos situados no Campus da Praia Vermelha.

O Forum de Ciência e Cultura tem como órgãos a ele vinculados o Museu Nacional, a Casa da Ciência, O PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) e a Editora UFRJ. O órgão conta com o apoio da FUSB (Fundação Universitária José Bonifácio). Entre os destaques na programação deste mês estão, além do já citado “Fórum na Tela”, a apresentação do Trio D’Ambrosio no projeto Concertos Didáticos – que visa à formação de novas platéias de música clássica – e a leitura encenada de “O Dom Quixote de Bangu”, texto premiado apresentado pelo programa “Teatro no Forum”.

A programação completa, com datas e horários, encontra-se no site www.forum.ufrj.br