Curso sobre biologia do câncer

lala

O programa de Oncobiologia da UFRJ organizará em 2005 um curso, dividido em sete módulos, para estudantes de graduação, pós-graduação e pessoas interessada em Oncobiologia. Cada módulo poderá ser cursado isoladamente e os certificados serão dados por módulo. As pessoas que concluírem um conjunto de módulos receberão um diploma de extensão.
O curso é gratuito. Para alunos da Universidade, as inscrições serão feitas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e para outros interessados deverão encaminhar e-mail para jmary@bioqmed.ufrj.br até o dia 28/02.

Os módulos serão:

MÓDULO 1
Coagulação, angiogenese e câncer
Coordenação: Robson Monteiro e Lina Zingali
Ementa:
Bases moleculares do processo hemostático, incluindo a fase celular e a fase plasmática – Bioquímica estrutural das proteases e co-fatores da coagulação. Envolvimento das células no processo de coagulação. Formação dos complexos membrana-dependentes da coagulação.
Interação entre o processo hemostático e o processo de neoplasia – Envolvimento das proteínas da coagulação no processo neoplásico. Correlação entre trombose e câncer. Abordagens terapêuticas com anti-coagulantes.
Bases moleculares do processo de angiogenese – Importância da angiogenese no câncer. Envolvimento das proteínas de coagulação na angiogenese.
O curso constará de aulas teóricas e seminários. Os alunos que quiserem participar apenas das aulas teóricas, precisarão comparecer só nas manhãs.

Período: Todas as quartas-feiras entre 2 e 30 de março de 2005
Horário: 9 – 12h e 13 – 17h.

MÓDULO 2
Câncer de Pulmão
Coordenação: Marcos Eduardo Paschoal
Ementa:
Epidemiologia. Historia natural. Biologia celular e molecular. Diagnóstico e Estagiamento. Tratamento. Novas perspectivas para diagnóstico e tratamento.
Período: Todos os dias entre 25 e 29 de abril de 2005.

MÓDULO 3
Glicobiologia do Câncer
Coordenação: Mauro Pavão
Ementa:
Matriz extracelular e câncer; glicosaminoglicanos/fatores de crescimento/câncer; câncer e heparanase; selectinas e metastase;
O curso constará de aulas teóricas e seminários (aulas teóricas, na primeira parte com discussão de artigos científicos ao final.).

Período: Terças e quintas, nos dias 10, 12, 17, 19 e 24 de maio de 2005.

MÓDULO 4
Carcinomas da Tireóide – Fisiopatologia, Diagnóstico e Abordagens Terapêuticas
Coordenação: Denise Carvalho
Ementa:
Princípios de Biologia Molecular aplicados à carcinogênese tireoideana. Biologia dos carcinomas papilífero, folicular, anaplásico e medular da tireóide. Carcinomas familiares da tireóide. Aspectos clínicos dos carcinomas tireoideanos – etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e prognóstico. Abordagens terapêuticas nos carcinomas tireoideanos e seguimento dos pacientes. Carcinoma tireoideano avançado-novas perspectivas terapêuticas.
Período: Todos os dias entre 23 e 27 de maio de 2005

MÓDULO 5
Imunodiagnóstico em Câncer
Coordenação: Morgana Teixeira Castelo-Branco
Ementa:
Bases morfológicas e funcionais da célula neoplásica. Noções gerais de Histopatologia. Diagnóstico e Processamento Histopatológico. Estadiamento de diferentes tipos tumorais. Classificação das neoplasias. Imunofenotipagem. Métodos Imunodiagnósticos em câncer, Citometria de Fluxo, Imunohistoquímica, Imunofluorescência, ELISA, Western Blot e Microscopia Confocal.
O curso constará de aulas teóricas expositivas, demonstração de atividades práticas em laboratório, projeção de diapositivos e vídeos.

Período: Todos os dias entre 6 e 10 de junho de 2005

MÓDULO 6
Hematopoese
Coordenação: Radovan Borojevic
Desenvolvimento fetal da hematopoese. Medula óssea e ambiente hematopoético medular. Linfopoese. Mielopoese medular e extramedular. Biologia molecular da proliferação e diferenciação celular no sistema linfo-hematopoetico.
Período: Todos os dias entre 13 e 17 de junho de 2005.

MÓDULO 7
Oncohematologia
Coordenação: Radovan Borojevic
Interações celulares no sistema linfohematopoetico normal e patológico. Aspetos celulares, citogenetica e características moleculares das neoplasias hematológicas. Diagnóstico. Propostas terapêuticas.
Período: Todos os dias entre 20 e 24 de junho de 2005.
Horário: 8 – 12h
Embora não haja pré-requisitos, é recomendado que os alunos do módulo de Oncohematologia assistam ao módulo de Hematopoese.