Categorias
Memória

Mensagem do Presidente Lula aos Servidores

hfhfhfhhfdf

Servidoras e servidores públicos federais,

No ensejo das comemorações do Dia do Servidor Público, quero confraternizar-me com todos os que trabalham nos diferentes setores da administração federal e enviar-lhes algumas palavras de saudação.

Este governo é alvo da atenção de todo o País, pois, quando de sua instalação, gerou muita expectativa na sociedade brasileira. Ela continua confiando em nosso trabalho e não podemos de forma alguma desapontá-la. Todas as áreas e instituições governamentais devem, pois, funcionar de maneira modelar, sob os princípios da ética, da correção e da busca, ao máximo, da proximidade da perfeição inatingível. Os servidores públicos, em geral, e os federais, em particular, somos exatamente isso: servidores do povo, que nos remunera e que temos o dever de atender dentro da Lei e das normas de cada órgão.

Desde que assumi a Presidência da República, venho notando o profissionalismo do conjunto dos servidores e seu engajamento em nossas propostas, que visam começar a mudar a realidade que herdamos. De fato, minha expectativa, ao aqui chegar, era exatamente essa, pois entendia ser preciso dedicação, comportamento ético e responsabilidade para que nossa administração fosse exemplo de correto trato da coisa pública, a par da eficiência e da qualidade.

É verdade que ainda temos problemas a sanar. Algumas áreas exibem muito bons resultados, outras ainda precisam ter o funcionamento aperfeiçoado. Lançamos vários programas, alguns dos quais precisam de ajustes. Mas, com a colaboração dos servidores, de todas as graduações, paulatinamente conseguiremos atingir as metas que fixamos.

Tenho claro que os servidores públicos federais devem ser tratados com atenção e de forma digna. Nossa gestão vem trabalhando para melhorar sua situação e para isso vimos tomando várias medidas, entre as quais reajuste salarial para a maioria dos servidores. Preocupou-nos também a democratização das relações de trabalho, o que nos levou a instalar a Mesa Nacional de Negociação Permanente e mesas setoriais.

Desejamos, até o final do mandato, tomar outras medidas de valorização do funcionalismo público federal, pois sabemos que além de questão de justiça o funcionamento de qualquer organização – pública ou privada – depende, na razão direta, do grau de satisfação de seus recursos humanos.

Recebam, todos vocês, calorosos cumprimentos por esta ocasião festiva. Desejo que continuemos juntos nesta luta em benefício do Brasil de modo a torná-lo país mais justo, solidário e próspero para todos os cidadãos.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República