Plenário de Decanos e Diretores da UFRJ

dasdfasdfas

agencia1489T.JPGO Plenário de Decanos e Diretores de Unidades aconteceu no dia 27 de setembro no Núcleo de Computação Eletrônica – NCE. Iniciou-se com a apresentação do projeto Vila dos Funcionários sob coordenação geral da pró-reitoria de Extensão. O projeto conta com contribuições de diversas unidades da universidade em conjunto com a Associação dos Moradores da Vila – AMAVILA.
Com verbas do BNDES, a iniciativa contemplará as áreas de urbanismo, saúde, educação e cidadania e geração de trabalho e renda. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo coordenou o concurso de projetos para a Creche da Vila. A construção da creche terá o apoio da empresa DBA, que integra o Parque Tecnológico da Ilha do Fundão.
O orçamento para 2005 foi outro ponto apresentado no plenário pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), Joel Teodósio. O pró-reitor distribuiu as normas de preenchimento da planilha on-line, para o levantamento das necessidades orçamentárias das unidades, instrumento que inicia a implantação de uma gestão financeira participativa. O reitor informou ao plenário sobre as questões financeiras defendidas em Brasília, e disse que, caso o cenário se desenvolva de forma favorável, a PR-3 fará o repasse de parte da verba às unidades, e essas terão o papel de gestora de custos e recursos. O objetivo da implantação das tabelas on-line é criar uma sistemática unificada de levantamento de custos, e assim descentralizar a execução dos vários itens da despesa orçamentária. A PR-3 pretende implantar cursos de capacitação de pessoal no sistema SIAF. Outra novidade, além da gestão financeira participativa, é que o orçamento das unidades serão aprovados pelo CONSUNI.
Quanto ao debate sobre as relações entre a Universidade e suas Fundações de Apoio, o professor Joel distribuiu uma proposta de resolução. O material servirá para discussão no próximo plenário.
Professor Aloísio Teixeira apresentou a situação sobre as vagas para docentes. O reitor acredita que a UFRJ receberá aproximadamente 9% a 10% do total das vagas a serem liberadas pelo MEC, até o fim do ano e solicitou que as unidades se organizem previamente para o lançamento dos editais de concurso. A pró-reitoria de Graduação – PR-1, segundo informou o pró-reitor José Roberto Meyer, está levantando o quadro docente da UFRJ para subsidiar a discussão sobre solicitação de maior número de vagas junto ao MEC.
Ao fim da reunião, foi apresentado pelo pesquisador do NCE, professor Paulo Aguiar, o aparelho telefônico que usa o sistema de voz sobre IP (via rede de comunicação virtual) e que dispensa o DDD para ligações interurbanas. Tal sistema, se implantado pelo conjunto das secretarias da UFRJ, representará uma baixa significativa de custos.
A Assessoria de Comunicação da UFRJ distribuiu, na oportunidade, os CDs UFRJ na Mídia, publicação virtual que destaca a presença da UFRJ em sites, jornais e revistas do país, revelando os assuntos de maior interesse e a integração da academia à sociedade.