ENEB promove Ocupação Verde

jhjhjhjhjhu

agencia1359T.gifParticipantes do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEB) plantaram mudas de 12 espécies nativas, na última sexta feira, 30 de julho, na Ponta do Catalão , Ilha do Fundão. A atividade fez parte da Ocupação Cultural Verde, promovida pelos organizadores do ENEB e apoiada pelo Horto da Prefeitura Universitária. Pés de Jenipapo, Ingá, Pata de Vaca e Ipê passaram a integrar a paisagem do Catalão, área de reserva ambiental que vem sendo recuperada por projetos desenvolvidos na universidade.
Natália Rios, uma das organizadoras do ENEB, ressalta que o plantio foi uma oportunidade para os estudantes aplicarem o que aprenderam na teoria, exercerem simbolicamente a cidadania e criar novos ambientes de estudo. O ponto forte deste evento foi o espírito de união em torno de um objetivo comum e a confraternização com poemas e música.
Para Diego Resende, estudante de Letras da UFRJ, o encontro promoveu a interação entre estudantes de outros cursos, experiência é essencial, pois todas as áreas do saber humano são integradas. Ele incentivou a criação de uma roda com cerca de 80 estudantes que cantaram e declamaram versos e refrões que animaram a Ocupação Verde. Integrantes do Jongo da Serrinha, grupo da comunidade da Serrinha, em Madureira, também prestigiaram o evento, tocando e dançando canções de origem dos negros africanos que vivenciaram a escravidão no Brasil.
O ENEB reuniu 357 participantes entre os dias 24 de julho e 1 de agosto, vindos de todas as regiões brasileiras, que se alojaram na Escola de Educação Física e Desportos. Segundo seus organizadores, a idéia de melhorar o ambiente e revitalizar áreas abandonadas da Ilha do Fundão deve prosseguir com outros projetos que venham a integrar alunos de diversos cursos da Universidade.