Operação Inverno 2004

Num esforço conjunto do Departamento de Meteorologia/IGEO/CCMN/
Departamento

Num esforço conjunto do Departamento de Meteorologia/IGEO/CCMN/Departamento de Virologia/Instituto de Microbiologia/CCS e IPPMG, e apoio da SEMADUR Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e SEDEBREM(Secretaria de Desenvolvimento da Baixada e Região Metropolitana), estará sendo lançada a OPERAÇÃO INVERNO 2004.
Trata-se da integração de resultados operacionais, estudos e pesquisas,que permitirá conhecer as características do ar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, pelos componentes: contaminantes, fungos, pólens, bactérias e meteorologia, alertando a população e organismos públicos quanto aos riscos à saúde, principalmente no período de inverno.
O lançamento do programa ocorrerá no próximo dia 28 de junho,segunda-feira, das 13h30 às 16h30, na sede da Secretaria de Desenvolvimento da Baixada Fluminense e Região Metropolitana (SEDEBREM), situada na Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Pres. Dutra, 15450, Km 15 , em Nova Iguaçu. Na oportunidade, será constituída uma mesa de abertura, seguindo-se de apresentações dos diversos componentes que comporão o trabalho: qualidade do ar (FEEMA), tempo e clima (Dep. Meteorologia/IGEO/CCMN/UFRJ), pneumologia (IPPMG/UFRJ) e virologia (Departamento de Virologia/Instituto de Microbiologia/CCS/UFRJ).

Programação:

13:30h-13:50h
Abertura: Secretário da Baixada, Presidente da FEEMA, Reitor da UFRJ

14:00h-14:30h
Apresentação FEEMA:Dr. João Eustáquio Nacif Xavier
“Caracterização das fontes de poluição e qualidade do ar na Baixada Fluminense”.

14:30h-14:45h
Apresentação do Departamento de Meteorologia/UFRJ:Prof. Luiz F.P.G. Maia
“Previsão climática para o inverno no Rio de Janeiro e implicações na qualidade do ar”

15:00h-15:30h