UFRJ libera edital para taxa de isenção

jsdjsjsjsjsjsj

Atenção vestibulandos, já foi divulgado o edital para isenção da taxa do Vestibular 2005 da UFRJ. As inscrições para os candidatos devem ser feitas no site www.vestibular.ufrj.br de 14 a 23 de junho. A relação dos classificados para entrevista sai entre os dias 7 e 9 de julho. A taxa de inscrição do vestibular do ano passado custou 80 reais. Veja o edital:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRJ – 2005 – (VESTIBULAR – 2005)

Solicitação da isenção
– o candidato deverá inscrever-se pela internet, no endereço: www.vestibular.ufrj.br no peíodo de 14 de junho a 23 de junho ou
– retirar o formulário de solicitação, de 14 de junho a 25 de junho de 2004, nos seguintes locais: CFCH – Av. Venceslau Brás, 72 – 3º andar- Seção de Ensino, CCMN- Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ- prédio do CCMN, Cidade Universitária, no horário de 09:00 às 16:00 horas e no IFCS- Largo de São Francisco de Paula, 1, nos horários de 09:00 às 16:00 horas e 18:00 às 21:00 horas e entregá-lo, devidamente preenchido, no mesmo período e locais.
A Pró-reitoria de Graduação procederá à pré-seleção dos candidatos inscritos e divulgará, no período de 07 a 09 de julho de 2004, nos locais acima mencionados, a relação dos candidatos que deverão comparecer à entrevista a ser realizada entre 12 de julho de 2004 e 23 de julho de 2004. O candidato selecionado deverá comparecer à entrevista portando os seguintes documentos:
1)Comprovante de escolaridade: o candidato deverá apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente ou declaração de que esteja matriculado, no ano letivo de 2004, na última série do Ensino Médio ou na última etapa do curso equivalente e, se for o caso, o comprovante de concessão de bolsa de estudos.
2)Comprovante de rendimentos: o candidato deverá comprovar o rendimento relativo ao mês de abril ou maio de 2004 de todas as pessoas que compõem o grupo familiar e que residam no mesmo endereço. Para este fim constituem-se documentos comprobatórios:
Empregados: Contra-cheque ou carteira profissional ou declaração do empregador.
Aposentados, pensionistas auxilio doença, etc.: Extrato trimestral do ano em curso ou comprovante de saque bancário contendo o valor do benefício do INSS ou de outros órgãos de previdência.
Autônomos e Prestadores de Serviço: último carnê de pagamento de autonomia junto ao INSS e declaração de próprio punho contendo o tipo de atividade exercida e o rendimento médio mensal obtido.
Desempregados: carteira profissional, formulário de rescisão de contrato de trabalho, declaração informando o tempo em que se encontram fora do mercado de trabalho e como têm se mantido e comprovantes do seguro desemprego.
3) Comprovante de Imposto de Renda: o candidato deverá apresentar o formulário completo da declaração e notificação do imposto de renda (IR) de 2004, ano base 2003, de todas as pessoas maiores de 18 anos descritas no quadro de composição familiar. Aquelas sem rendimentos ou cujos rendimentos não atingiram o valor mínimo para declaração deverão apresentar o comprovante de declaração de isento de 2003 (recadastramento do CPF) feito junto à Receita Federal.
4)Comprovante de despesas (relativas ao mês de abril ou maio de 2004): habitação (prestação da casa própria ou aluguel e condomínio); instrução (mensalidades escolares, cursos, comprovante de concessão de bolsa estudos); contas de consumo (luz, gás, telefone convencional e celular, água, IPTU); outras despesas que possam ser comprovadas (plano de saúde, IPVA, etc.)
Obs. No caso em que as contas de energia elétrica ou água forem divididas entre duas ou mais residências, se faz necessária a apresentação de declaração justificando o fato.
5)Comprovantes relativos à composição familiar: documento de identidade e CPF para os maiores de 18 anos (desde que não tenha trazido nenhum outro documento dos mesmos), certidão de nascimento ou comprovante de escolaridade (para menores de 18 anos), certidão de casamento e, no caso de casais separados, comprovação dessa situação, certidão de óbito, em caso de familiares falecidos, certidão ou documentos referentes à tutela, adoção termo de guarda e responsabilidade ou outras expedidas pelo juiz.
6) A divulgação do resultado do julgamento dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será feita no dia 06 de agosto de 2004, pela internet no endereço www.vestibular.ufrj.br, e na Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ, no prédio do CCMN, Cidade Universitária, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, no Largo de São Francisco de Paula, 1, Centro – RJ e no CFCH – Seção de Ensino- Av. Venceslau Brás, 72 – 3º andar.
O candidato que tiver seu pedido de isenção aceito deverá retirar o manual do candidato, o requerimento de inscrição e a guia de pagamento bancário, quando for o caso de isenção parcial, e fazer sua inscrição, na Coordenação do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação, durante o período de inscrição a ser divulgado no Edital do Concurso.