Escola de música promove o piano na música dia 4

Escola

agencia1224T.jpgA temporada de 2004 do projeto “O Piano na Música de Câmara/UFRJ” inicia-se nesta sexta-feira, dia 4, às 18h30m, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música (Rua do Passeio, 98, Lapa, com um recital bem brasileiro: Villa-Lobos, Guerra-Peixe e João Guilherme Ripper, compositor contemporâneo, fazem parte do repertório a ser apresentado nos três trios com o piano, naturalmente, mas em diferentes formações. Ora o violoncelo, ora a clarineta, o fagote ou o violino tomam parte para complementar esta formação. As possibilidades sonoras que se espera obter de cada conjunto formam um leque bem amplo de surpresas, e muito agradável a todo ouvinte. A entrada é franca.
O projeto “O Piano na Música de Câmara”, um dos mais tradicionais da Escola de Música, existe desde 1977 por iniciativa da pianista Tamara Ujakova, professora da Casa, do Departamento de Teclados. Com o projeto, pretendeu-se integrar este departamento com todas as demais áreas e departamentos da Escola – de sopro e de cordas. A iniciativa tem despertado interesse, tanto de professores da UFRJ como de outras universidades. Para o recital de abertura, participam não só os professores Ricardo Santoro (violoncelo), Cristiano Alves (clarinetista) e Fernando Pereira (violino), como também Elione Medeiros (fagote) – este último, da UNIRIO. Todos acompanhados ao piano por Tâmara Ujakova.

Programa do dia 4 de junho no Leopoldo Miguez
– Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Fantasia Concertante para clarineta, fagote e piano
– César Guerra-Peixe (1914-1993) – Trio para violino, violoncelo e piano
– João Guilherme Ripper (1959) – Kinderszenen para clarineta, violoncelo e piano