Temporada 2004 da Série Câmara Master

jhgfddgahsjaj

agencia1138T.jpgTemporada 2004 da Série Câmara Master

A abertura da temporada 2004 da Série Câmara Master nesta sexta-feira, dia 30, às 18h30m, traz no programa a combinação original até então, de Heitor Villa-Lobos e Fréderic Chopin juntos num mesmo recital. A apresentação, a cargo do duo Ricardo Santoro, no violoncelo e Miriam Grossman, no piano, reunirá peças tanto da juventude como da fase madura desses dois compositores, cujas obras são marcadas por sentimentos nacionalistas.
Da obra de Villa-Lobos, o duo Santoro-Grossman interpretará a peça “O canto do cisne negro”, composta em 1917, originalmente para violino e piano, e que faz parte do poema sinfônico “Naufrágio de Kleônicos”. O duo tocará também “O trenzinho caipira”, tocata final da Bachiana Brasileira nº 2, composta em 1930.
A segunda parte da apresentação traz Chopin e se inicia com a “Polonaise Brilhante nº 3”, escrita em 1838-39. Para terminar, a “Sonata em sol menor – Opus 65”, peça de grande complexidade técnica, será apresentada na íntegra. Nesta peça percebe-se como Chopin teve o mesmo grau de interesse pelo violoncelo e pelo piano.

Sobre a Série Câmara-Master – Iniciada em 2001 e com apresentações mensais, a Série é coordenada pelos professores da Escola de Música/UFRJ, Jorge Armando e Ricardo Santoro. Seus participantes são professores da Escola, de qualquer especialidade, e também alunos. A programação é bastante variada e jamais repetida.

Sobre os intérpretes – Míriam Grossman graduou-se pela Escola de Música/UFRJ, onde também fez o seu mestrado. Fez o doutorado em Piano Performance pela Catholic University of America, em Washington, sob orientação do prof. Dr. Thomas Mastroianni. Atualmente é professor-adjunto da UFRJ, e dá aulas de Piano nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Também desenvolve importante atividade artística, com apresentações em orquestras do Rio de Janeiro e de São Paulo, e como recitalista e camerista no Brasil e Estados Unidos. Integra o Trio Mignone, juntamente com o flautista Afonso de Oliveira e o violoncelista Ricardo Santoro.
Ricardo Santoro iniciou seus estudos musicais com o pai, o contrabaixista Sandrino Santoro. Graduou-se pela Escola de Música /UFRJ. É concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira e spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Faz parte dos conjuntos, Duo Santoro (violoncelos), Duo Milênio (violoncelo e violão), Trio Aquarius (piano, violino e violoncelo), Trio Mignone (piano, flauta e violoncelo), Quarteto Santoro (viola, contrabaixo e dois violoncelos) e Tocata Brasil (harpa, flauta, violoncelo e contrabaixo) com os quais realiza apresentações em inúmeras cidades brasileiras.

Programa do dia 30 de abril
– Heitor Villa-Lobos – O canto do cisne negro (4’)
– Heitor Villa-Lobos – O trenzinho do caipira (4’)
– Fréderic Chopin – Polonaise Brilhante – opus 3 (10’)
– Fréderic Chopin – Sonata em Sol Menor – opus 65 (30’)
Série Câmara-Master – Duo Ricardo Santoro (violoncelo) e Miriam Grossman (piano) interpretando peças de Heitor Villa-Lobos e Fréderic Chopin. Dia 30 de abril, às 18h30m, no Salão Leopoldo Miguez da Escola Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Grátis. Não serão distribuídas senhas.