Ministério aprova projeto da Clínica Médica

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)aprovou, através da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o projeto Implantação de métodos de biologia molecular avançados em pesquisa clínica, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, coordenado pelos professores José Roberto Lapa e Silva e Nelson Spector e com a participação de outros 15 pesquisadores do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

O projeto foi contemplado na chamada pública MCT/FINEP/ CT-INFRA – 04/2003 com R$180.100,00 (cento e oitenta mil e cem reais), destinados à aquisição de um aparelho de reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) em tempo real, para o Centro Hospitalar.
Primeiro do campus, o aparelho de PCR será instalado no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa, localizado no subsolo do Hospital do Fundão, e poderá ser utilizado por qualquer pesquisador local com projeto aprovado.
Diretor do IDT, Lapa e Silva, e um dos pesquisadores, cuja soma de méritos nos ajudou em mais essa conquista, diz que a competição foi duríssima e as chamadas receberam um total de 701 propostas, com demanda pré-qualificada de R$ 351 milhões, para uma disponibilidade de R$ 40 milhões.
Nos resta apenas congratular os vencedores.