Reitoria Itinerante na Letras

agencia941T.jpgA reitoria vem promovendo visitas, desde o início de sua gestão, às diversas unidades da instituição com intuito de tomar conhecimento dos problemas vigentes em cada uma delas. A chamada “Reitoria Itinerante” que teve seu início em agosto e já passou pelo IFCS, Museu Nacional, Colégio Aplicação (CAp), Escola de Música, Escola Politécnica e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
No último dia 18, a Faculdade de Letras recebeu a comissão formada pelo Reitor, prof. Aloísio Teixeira, Vice-Reitora, profa. Sylvia Vargas, Pró-Reitor de Graduação, prof. José Roberto Meyer, Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. José Luiz Monteiro, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento, prof. Joel Teodósio, Pró-Reitor de Pessoal, prof. Luiz Afonso Mariz, Pró-Reitor de Extensão, prof. Marcos Antônio Faria e a coordenadora do SIBI, Paula Mello.
Durante o encontro, foram apresentados os principais problemas que afligem a faculdade. Dentre eles, estão em primeiro lugar a falta de professores e funcionários técnico-administrativos e em segundo a ausência de extensão das linhas telefônicas.
Atualmente, a Faculdade de Letras conta com 190 docentes para um total de 2.400 alunos entre os cursos de graduação e pós-graduação. Em alguns departamentos, como o Departamento de Letras Anglo-Germânicas, o quadro de professores é muito pequeno para atender todas as turmas. O Sub-Chefe desse departamento, Prof. Luiz Barros Montez, afirmou que há dez anos o quadro contava com 40 docentes, sendo 25 professores de inglês. Hoje, o departamento apresenta um quadro de apenas 24 professores ao todo, sendo sete substitutos na área de inglês.
Apesar de todos os professores afirmarem que a produção acadêmica da faculdade ser uma das melhores em todo país, tais problemas, se não forem resolvidos em breve, certamente irão prejudicar o desenvolvimento de futuros projetos.
A reitoria pretender tomar providências e encaminhar para os responsáveis os problemas que não podem ser resolvidos pela comissão, como, por exemplo, a abertura de concursos.
Para o próximo ano, estão agendadas as visitas ao Instituto de Biofísica (15/01), à COPPEAD (29/01) e à Faculdade de Direito (março).