Homenagem a Josué de Castro

Observador da realidade, sensível às mazelas de seu próprio povo, Josué de Castro foi quem melhor pode compreender e tornar visível aos olhos do mundo o problema da miséria humana que tanto afetou seus conterrâneos pernambucanos. Com o trigésimo aniversário da morte deste que foi médico, geógrafo, professor, escritor, cientista social, parlamentar, e acima de tudo, cidadão do mundo, a UFRJ homenageou, no último dia 31, com a entrega do título de Doutor “Honoris Causa in Memoriam” ao homem que teve a coragem de falar em fome, quando os intelectuais e políticos viravam às costas para o assunto. Presentes à cerimônia estavam o reitor da Universidade, Aloisio Teixeira, que deu à filha de Josué de Castro, Ana Maria de Castro, o título Honoris Causa. Participaram também a Prof. Maria Regina Câmara e o Prof. Leo Soares, ambos da Escola de Música, que interpretaram em voz e violão os textos de Josué.
Logo após houve o lançamento dos livros “Fome, um tema proibido” da Editora Record, “Josué de Castro e o Brasil” da Fundação Perseu Abramo e “José de Castro, semeador de idéias da Iterra no Salão Vermelho do Forum de Ciência e Cultura.