Faculdade de Medicina comemora 195 anos

A Faculdade de Medicina da UFRJ comemora 195 anos nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, às 9h30 no Auditório Quinhentão(CCS). A professora Sylvia Vargas, vice-reitora da universidade e professora da Faculdade de Medicina, diz que a história da Faculdade se confunde com a história da medicina no Brasil. A fundação foi em 1808, logo após a chegada de D. João VI ao Brasil.

agencia853T.jpgA Faculdade de Medicina da UFRJ convida a todos para a solenidade comemorativa do seu 195º aniversário nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, às 9h30 no Auditório Quinhentão(CCS). Os professores-palestrantes George Doyle Maia e Clementino Fraga Filho falam da biografia da Faculdade e da questão do ensino durante a segunda metade do século XX. A professora Sylvia Vargas, vice-reitora da universidade e professora da Faculdade de Medicina, diz que a história da Faculdade se confunde com a história da medicina no Brasil. A fundação foi em 1808, logo após a chegada de D. João VI ao Brasil.

A Faculdade de Medicina permanece jovem e moderna realizando um dos melhores cursos de graduação em medicina do país, conforme avaliações do Ministério da Educação. A partir de 1994, implantou os cursos de graduação em fisioterapia e fonoaudiologia, os primeiros em universidades públicas do Rio de Janeiro e já se consolidando entre os melhores das áreas. A média de alunos de graduação com matrículas ativas, por período letivo, é de 1800, sendo mínimo o percentual de evasão. Atualmente, o curso de graduação em saúde coletiva está aprovado pelo Departamento de Medicina Preventiva e passa por análise pela comissão didática de graduação.
Na pós-graduação stricto-senso, implantada a partir da década de 70, a Faculdade de Medicina tem, atualmente, onze programas (Anatomia Patológica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Endocrinologia, Ortopedia e Traumatologia, Programa de Formação em Pesquisa Médica, Radiologia e Saúde Coletiva, este em parceria com o NESC). Na pós-graduação lato-senso há os cursos de especialização em Oftalmologia, Obstetrícia, Reumatologia e Dermatologia (a ser iniciado em 2004) e aperfeiçoamento em Dermatologia I e Dermatologia II, em Medicina Interna (CAMI) e Imunologia.
Em fase final de aprovação, para início em 2004, os cursos de aperfeiçoamento em Cirurgia Vascular e em Gastroenterologia. A média de alunos na pós-graduação é de 700 e em 2002 foram defendidas 44 teses de doutorado e 96 de mestrado.
A organização acadêmica e administrativa se faz através de dez departamentos (Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal e Radiologia). Há três programas especiais interdepartamentais, que são o Programa de Atenção Primária a Saúde (PAPS), o Programa de Iniciação Científica (PINC) e o Programa de Epidemiologia Clínica (PEC).
Há também uma direção de pós-graduação, coordenação para cada programa, com uma comissão de pós-graduação e uma câmara para lato-senso. A pesquisa e a extensão permeiam as diversas atividades da pós-graduação e da graduação. A Faculdade de Medicina está hoje com 446 docentes e 82 servidores técnico administrativos e conta atualmente com a direção do professor Almir Fraga Valladares. Quem quiser conhecer melhor a faculdade, visite www.medicina.ufrj.br.