Comemoração dos 35 anos da ECO

agencia782T.jpgOs 35 anos da Escola de Comunicação da UFRJ foram comemorados em grande estilo, contemplando os interessados em discutir assuntos relacionados aos meios de informação. Aberto pela vice-reitora Sylvia Vargas, o ciclo de palestras, que foi realizado no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura, contou com a presença dos jornalistas Mauro Garcia, Ricardo Noblat e o professor José Marques de Melo.
Os convidados discorreram sobre assuntos fundamentais para o futuro do jornalismo no Brasil. Um painel sobre a importância no investimento em canais de TV Pública a exemplo dos que existem na Europa e em contraste com os canais comerciais em grande número no Brasil foi exposto por Mauro Garcia, que estava substituindo Marco Antônio Coelho, editor de jornalismo da TV Cultura / SP. Para ele, a TV Pública tem o objetivo de obtenção do lucro social, transformando homens e mulheres em cidadãos participativos.
As novas práticas de censura também foram abordadas como sistemas disfarçados que ainda hoje atuam no cerceamento da informação. Ricardo Noblat, editor-chefe do jornal “A Tarde” de Salvador, ressaltou que essa “nova censura” é mais sutil, apesar de tão ou mais eficiente do que a “velha” (dos tempos de ditadura).
Como fechamento do evento, os alunos e professores presentes puderam ouvir uma interessante sinopse sobre a vida do jornalista Danton Jobim, criador do primeiro curso de jornalismo do Brasil. O professor Dr. José Marques de Melo traçou a trajetória intelectual, jornalística e acadêmica do homem que, para ele, foi um dos maiores teóricos da comunicação brasileira, estando suas idéias, ainda hoje, “atuais como nunca”.