HU realiza tratamento pioneiro para pessoas obesas

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho oferece um tratamento pioneiro para pacientes que sofrem de obesidade e optaram por realizar a Cirurgia Bariátrica (diminuição do estômago). Trata-se de um tratamento pré e pós-operatório que conta com uma equipe formada por nutricionista, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeutas, cirurgiões e clínico da Cirurgia Bariátrica do HU. Essa equipe é chefiada pelo prof. Vinícius Silveira, do Serviço de Cirurgia Geral, e envolve os serviços de Psicologia Médica, Nutrição, Medicina Física e Reabilitação, Serviço Social, Fisioterapia e Cirurgia Plástica. O programa, que já tem mais de 200 inscritos, acontece há dez meses com o objetivo de preparar pacientes para a intervenção cirúrgica e, principalmente, cuidar dos aspectos emocionais que interferem na superação dos problemas da obesidade. Atualmente, a equipe trata de vinte pacientes no HU.
Enquanto o paciente aguarda na fila de espera a realização da cirurgia, ele recebe, no Serviço de Medicina Física e Reabilitação, informações sobre a estrutura óssea do corpo e participa de atividades, como exercícios de alongamento, respiratórios, caminhadas, entre outros. Esses procedimentos não só melhoram o condicionamento físico, mas também a auto-estima.
Além disso, todo histórico do paciente é analisado por psicólogos e psiquiatras a fim de conhecê-los melhor no aspecto emocional. Cada pessoa obesa relata uma passagem da vida que proporcionou tal doença e, com o tratamento, é capaz de controlar a ansiedade, diminuindo os quilos excedentes antes da operação.
O pós-operatório também é importante, porque mesmo depois da cirurgia, o paciente, mais magro, continua tendo exercícios que aperfeiçoam os movimentos corpóreos. “Quando eles perdem peso, passam a fazer atividades, como a caminhada; mas fazem de forma inadequada, sobrecarregando as articulações e adquirindo, mais tarde, dores na coluna e nos joelhos”, completou a fisioterapeuta Alexandrina Queiroz. Aqueles pacientes que já se sentem confiantes nos exercícios, recebem alta do tratamento e passam a freqüentar academias de ginástica.
Todos os pacientes obesos, que estão no hospital, fazem parte da AMOMB (Associação de Obesidade Mórbida). Essa associação é responsável pela pré-triagem (levando em consideração a gravidade dos casos) para o departamento de Medicina Física Serviço de Cirurgia Geral do Hospital do Fundão.
No próximo dia 17 de setembro, no Auditório Rodolfo Rocco do CCS, às 10h 30, será realizada uma aula de apresentação do Programa de Reabilitação realizado no HU aberto ao público. Os interessados podem ligar para o tel. 2562-2803, falar com a secretária Fernanda do HU.