Incubadora da COPPE une Universidade e Sociedade

O Projeto de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é uma iniciativa da COPPE/UFRJ, sediada na Praça da Prefeitura Universitária, que vem proporcionando grandes benefícios para as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro.
Criado em 95, o projeto tem como objetivo integrar profissionais marginalizados do mercado de trabalho e apoiar a geração de cooperativas empreendedoras, desde sua concepção até sua autogestão, num período de três anos.

agencia687T.jpg“Quando a UFRJ abriu suas portas é que conseguimos crescer e prosperar” foi com essa frase que Robson Teixeira de Souza, diretor financeiro da Cooperativa Arco Iris de limpeza hospitalar, definiu a importância do projeto de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), elaborado pela COPPE da UFRJ, para as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro.
A iniciativa vem sendo realizada desde 95 com apoio de diversas instituições como a Fundação Banco do Brasil, o Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida (COEP), a Fiocruz e a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Programa Favela Bairro. Nesses primeiros anos, a ITCP buscava nas populações de baixa renda trabalhadores que sempre tiveram dificuldade de ingresso no mercado extremamente competitivo e exigente.
O intuito do projeto é integrar profissionais socialmente excluídos e proporcionar a realização de cooperativas empreendedoras, desde sua concepção até sua autogestão, num período de três anos.
Sediada na Praça da Prefeitura Universitária da UFRJ, a Incubadora oferece cursos sobre noções básicas e introdução ao cooperativismo, conselho fiscal e ético, contabilidade e informática, através de uma didática especializada em populações com pouca escolaridade.
Além da Incubagem de Cooperativas e a Educação do Cooperativismo, o programa mantém outras duas vertentes de atuação: Políticas Públicas e Observatório do Cooperativismo.
Entende-se como Políticas Públicas o assessoramento a instituições governamentais através da elaboração e implementação de suas políticas de desenvolvimento econômico e social. Atualmente, a Prefeitura de Diadema, em São Paulo, e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul participam do Programa de Políticas Públicas.
O Observatório de Cooperativismo, Cidadania e Trabalho é responsável pela análise das tendências do mercado de trabalho, criação de profissões, além de propor alternativas de desenvolvimento de políticas públicas.
A avaliação do desempenho das cooperativas durante o processo de formação é feita por indicadores, estabelecidos pela ITCP, que fazem parte da metodologia de ensino. Segundo o gerente de incubagem, Antônio Araújo, a coesão e interesse do grupo na qualificação profissional e administrativa, o desenvolvimento da técnica empresarial e a rotatividade da direção são fatores fundamentais para o sucesso do empreendimento.
O projeto pioneiro da COPPE influenciou na construção de outras incubadoras, que hoje constituem uma Rede de ITCP implantadas em quinze universidades brasileiras, com importante papel no campo da extensão dos projetos universitários.
São mais de trinta cooperativas já criadas pela Incubadora da COPPE com variados tipos de serviços oferecidos como montagem industrial, eletricitários, transporte, costura, construção civil e limpeza hospitalar.
Uma das primeiras cooperativas a darem bons resultados, a Cooperativa Arco Íris, se mantém no mercado há sete anos, reunindo trezentos trabalhadores da Comunidade do Caju. Apesar da competição das grandes empresas e do descaso de políticas públicas, conseguem administrar o empreendimento e servir como fonte de renda para essa comunidade.