Semana de Integração do CFCH

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto acontecerá no campus Praia Vermelha a Semana de Integração dos cursos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O evento, organizado pela decania do CFCH, é voltado para alunos, professores e técnico-administrativos e terá apresentações culturais e debates que discutirão a universidade, seu papel e atuação.

A semana começa no dia 12, às 9h, com a abertura no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário. Às 9h30 haverá apresentação do coral infantil do Colégio de Aplicação da UFRJ. Às 10h os reitores da UFRJ, Aloísio Teixeira, e da UERJ, Nilcéa Freire, participarão da primeira mesa redonda da semana. Discutirão os desafios da modernidade para a Universidade. Às 18 horas, no jardim do campus, haverá a apresentação da peça “Quando casar, passa”, uma comédia dirigida por uma aluna do curso de direção teatral da Escola de Comunicação.

No dia 13, às 15 h, haverá apresentação da orquestra mirim de flauta do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), local onde alunos de Serviço Social fazem estágios. Às 18h uma mesa redonda discutirá o tema “Conjuntura brasileira e Universidade. Participarão do debate os professores Carlos Nelson Coutinho (Escola de Serviço Social), Laura Tavares (Escola de Enfermagem Ana Nery), Luís Antônio Cunha (CFCH).

O dia 14 tem duas mesas redondas. Às 9h começa a que vai explorar o tema “A Universidade e o enfrentamento das desigualdades sociais”. Estarão na mesa os professores Francisco Carlos Teixeira (IFCS), Alice Casimiro Lopes (Faculdade de Educação), Suely Souza de Almeida (decana do CFCH). Às 18h começa a última atividade da semana de integração: uma mesa redonda sobre “Globalização e seus impactos contemporâneos”. Nela estarão os professores Antônio Celso Pereira (IFCS), José María Gomez (Escola de Serviço Social) e Luis Fernandes (Instituto de Relações Internacionais/PUC-RIO).

Os organizadores do evento esperam que muitas pessoas acompanhem e participem da discussão da Universidade e aproveitem os espetáculos culturais. O evento tem o apoio do Gabinete do Reitor, da Sub-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão (SR-5) e do Fórum de Ciência e Cultura.

Todas as atividades acontecem nos salões do Fórum de Ciência e Cultura, que fica no campus Praia Vermelha. O endereço é avenida Pasteur, 250 – Urca. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 38735144.