Lula oficializa convite a Lessa

Em carta endereçada ao Conselho Universitário da UFRJ, o presidente eleito da República Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o convite ao reitor Carlos Lessa para assumir a presidência do BNDES.

Senhores Conselheiros:

Como parte do processo de formação da nova equipe de governo que se instalará em 1° de janeiro próximo, convidei o professor Carlos Lessa para a importante função de presidente do BNDES, peça chave, em nosso programa, para reconstrução do sistema público de financiamento interno e alavancagem dos investimentos necessários à retomada, reorientação e sustentação do nosso desenvolvimento econômico e social.

Sei da importância do trabalho que vem desenvolvendo o professor Lessa à frente da Reitoria desta Universidade e da extraordinária representatividade do seu mandato. Quero reafirmar-lhes nosso compromisso com o fortalecimento da universidade pública, que ocupa um lugar central em nosso programa de governo. Queremos resgatar a sua dignidade, criar condições para seu engajamento em um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil e fortalecer seu compromisso com uma formação intelectual e técnico-científica voltada para os interesses e necessidades de nosso povo, a reinserção soberana do nosso país no contexto internacional e aperfeiçoamento contínuo de nossa democracia.

Nesses momentos de grandes desafios, a colaboração do professor Lessa é extremamente necessária em outra trincheira. Sua vivência, sua rigorosa formação acadêmica, sua sensibilidade social e seu comprometimento com a luta pelo nosso desenvolvimento fazem dele um valioso quadro para levar adiante as tarefas e as mudanças que pretendemos realizar.

Peço, senhores Conselheiros, que entendam esta convocação do professor Lessa não só como um reconhecimento de suas qualidades pessoais mas também como uma reafirmação do prestígio da UFRJ no cenário nacional.

Atenciosamente,
Luiz Inácio Lula da Silva