UFRJ organiza simpósio de Ciências Ambientais

Será realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro o I Simpósio Nacional de Ciências Ambientais, sob coordenação do professor Sérgio Bonecker, Adjunto do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia. O simpósio acontecerá no Auditório do BNDES, no Centro do Rio.

Será realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro o I Simpósio Nacional de Ciências Ambientais, organizado pela UFRJ sob coordenação geral do professor Sérgio Bonecker, Professor Adjunto do Departamento de Zoologia do Instituto de Biologia. O simpósio acontecerá no Auditório do BNDES, à Avenida República do Chile, 100, no Centro do Rio e constará de quatro mesas redondas. A mesa de abertura A Universidade e a Demanda da Sociedade acontecerá das 10 às 13 horas do dia 5 e tem como objetivo apresentar a missão da Universidade como instituição pesquisadora e produtora de conhecimento e instrumentos que possam servir de base à sociedade e investidores quanto à análise dos empreendimentos realizados no país. Nessa mesa estarão presentes Carlos Henrique Abreu Mendes, representante do IBAMA e do Ministério do Meio-Ambiente; Liszt Vieira, secretário estadual de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Luiz Lima Verde, secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, além de representantes não confirmados do Ministério de Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional de Petróleo e da UFRJ.
A segunda mesa (Metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais) será realizada de 14 às 17 horas do dia 5 terá como pautas a discussão da metodologia referenciada atualmente para a realização de EIA-RIMA, a crítica à utilização de indicadores conseqüentes de um evento lesivo ao meio ambiente para instruir às avaliações de impacto ambiental e a proposição de definição de indicadores biológicos preventivos para avaliar possíveis impactos ambientais. Participarão dessa mesa o professor doutor Renato Carreira, do Departamento de Oceanografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe da UFRJ, Luiz Roberto Tommasi, da Fundespa, Marcos Antônio Mattiuso Marques, do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente e o Dr. Marcelo Travassos da Cepemar de Vitória (ES).
No dia 6, serão realizadas mais duas mesas. A primeira, Normatização da Utilização de Dispersantes de Petróleo abordará a metodologia de utilização e avaliação ecotoxicológica de dispersantes de petróleo e a apresentação de propostas para implantação de normas técnicas de controle, com a participação de Elizabeth Lima, da FEEMA, de Gabriel Henrique da Silveira, da UENF e de Marcos Antônio Mattiuso Marques, do Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da Secretaria Estadual do Meio-Ambiente. Devem completar a mesa representantes da CENPES (Petrobras), do Ibama, da ANP e de uma empresa produtora de dispersantes de petróleo. Essa mesa começará às 10 horas e terminará ao meio-dia.
Encerrará o simpósio a mesa Dimensão dos Controles de Monitoramento, das 14:30 às 17 horas do dia 6. Nela serão discutidos o impedimento do preciso dimensionamento dos programas de monitoramento para a avaliação das alterações ambientais em função das atividades pela inexistência de experiência nacional; a necessidade de fortalecer uma política que considera o sinergismo dos empreendimentos ambientais e a abordagem quanto à necessidade da definição de uma estratégia uniforme de monitoramento off-shore. Debaterão na mesa Alexandre do Nascimento Campos, do IBAMA; Salvador Airton Gaeta do Instituto Oceanográfico da USP; além de representantes não confirmados da ANP, da Petrobras, da empresa de monitoramento Ifremer e do Instituto de Biologia da UFRJ.
As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser realizadas no site http://www.viperonline.com.br