Sem título da matéria

SR-2 assina convênio com a FIRJAN pela integração Universidade/Indústria em meio ambiente.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, junto com mais cinco instituições de ensino, assinou convênio com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN na área de pesquisa de meio ambiente, visando uma publicação que reúna, entre outras coisas, informações sobre o ar; solo/resíduos; água/efluentes; gestão ambiental; energia; inserção regional.
O projeto será desenvolvido pelo Conselho Empresarial de Meio Ambiente do Sistema FIRJAN e as universidades, que fornecerão informações para compor a publicação. De acordo com as partes envolvidas, espera-se que essas informações, contidas em um único documento sobre a estrutura das universidades na área de meio ambiente, facilitem o acesso das indústrias de diferentes portes e setores ao meio acadêmico.
O sucesso de parcerias firmadas entre universidade/indústrias, assim como os fundos existentes voltados para pesquisa na área de meio ambiente, podem contribuir para o aprimoramento das questões ambientais nas empresas. As soluções para problemas ambientais específicos, a médio e longo prazo, poderão ser mais agilmente viabilizadas.
Segundo o documento do convênio, “experiências já realizadas nesta linha de atuação demonstram que esta associação de interesses do meio industrial e acadêmico contribui de maneira expressiva para o desenvolvimento de ambos”. Espera-se ainda que convênio firmado venha gerar para as universidades recursos para pesquisas diversas, direcionadas para demandas da indústria.