Categorias
Memória

Jornada de Odontologia

O Professor Abel Cardoso, do Departamento de Patologia e Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia da UFRJ, fará a palestra de abertura da II Jornada Científica de Cirurgia Buco Maxilo-Facial do Hospital Municipal Miguel Couto, que se realizará entre 13 e 15 de Setembro. O tema da exposição, voltada para cirurgiões-dentistas e outros profissionais de saúde, será O Papel do Cirurgião-dentista na Prevenção do Câncer Bucal.

Segundo o professor, a proposta é “modificar atitudes e despertar uma visão mais preventiva”:
– O que vemos é que a maior parte dos casos de câncer da boca é diagnosticada tardiamente. Na faculdade, o estudante de odontologia aprende a fazer o exame clínico completo da boca, em todas as suas regiões. Não tenho notícia de estudos revelando a freqüência com estes exames são feitos nos consultórios. Mas a experiência nos mostra que ele deve ser mais praticado – defende.

O cirurgião-dentista é o profissional mais indicado para fazer o diagnóstico do câncer bucal já que, segundo o professor, além de ter um contato maior com os problemas de saúde bucal dos pacientes, tem uma formação, por regra, mais completa em patologia oral que o médico.